PEPE para a etnia Mam

Kse’n Ta’ya?, assim dizemos “Como você está?” em mam, nova etnia guatemalteca de descendencia Maya onde estamos chegando com o PEPE.

Em La Lima, cidade de Malacatán – estado de San Marcos em Guatemala, perto da fronteira com o México, nasceu uma nova unidade de PEPE que está atendendo a 20 crianças, 40 pais, 80 avós e muitos outros familiares que estão ao redor de cada criança.  Nossa meta é fortalecer a missão para que se transforme em uma nova igreja. 

Malacatán tem aproximadamente 110 mil habitantes, sendo que a maioria pertence ou é descendente de 95% de mestiços e da etnia Mam, com 5% de indígenas nas áreas urbanas e rurais. Os Mam ocupam hoje aproximadamente 8% da população de Guatemala e são bilingues, falando o espanhol e mam. A língua mam e o espanhol são ensinados do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. 

Uma de suas crenças é que a lua indica como será a vida de um recém-nascido.  Se dedicam na fabricação de instrumentos musicais, artesanato e na agricultura, alvenaria, panificação, apicultura, carpintaria e comércio. A base de alimentacao é feijão, milho e café. 

As crianças Mam precisam do PEPE.  Continue em oração para que muitas novas unidades de PEPE sejam abertas em toda Guatemala!

Nora Mendoza – coordenadora do PEPE Guatemala

Publicações relacionadas