Sobre o PEPE Network

PEPE Network é a rede do PEPE. É uma conexão cooperativa criada para facilitar a disseminação de iniciativas e possibilidades para melhor desenvolvimento e fortalecimento do programa PEPE no mundo. A rede é promovida pelas seguintes organizações signatárias:

Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira
Associação Brasileira de Incentivo e Apoio ao Homem

O PEPE Network existe para

Assegurar que…

a gestão das organizações signatárias atue de acordo com a Aliança do PEPE Network.

Propor, aprovar e monitorar…

políticas de alcance dos fins organizacionais e práticas de governança, direcionamento estratégico, processo sucessório dos conselheiros, relacionamento com parceiros estratégicos, sistema de controles internos.

Acompanhar…

a execução do orçamento das organizações signatárias dos programas PEPE Brasil e Internacional.

Acompanhar e validar…

os resultados do trabalho dos comitês (de eficiência, pedagógico e de desenvolvimento humano).

Apoiar e supervisionar…

a gestão do planejamento estratégico, dos riscos e das pessoas.

O que é?

O PEPE é um programa socioeducativo missionário promovido em parceria com igrejas evangélicas e comunidades no Brasil e em diversos países da América Latina, África e Sudeste da Ásia. Ele leva esperança às crianças em situação de vulnerabilidade social, preparando-as para a vida e para a integração em uma escola regular. Visa o fortalecimento da autoconfiança e das habilidades dos pequeninos durante os dois anos que antecedem sua entrada no ensino formal.

Reproduzir vídeo

No Brasil, o PEPE significa Programa de Ensino dos Princípios do Evangelho e é desenvolvido sob a responsabilidade da ABIAH – Associação Brasileira de Incentivo e Apoio do Homem. No exterior, o PEPE significa Programa de Educação Pré-escolar e é desenvolvido sob a responsabilidade da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, como PEPE Internacional.

Em mais de 30 países, o PEPE atende crianças menos favorecidas de recursos financeiros e limitado acesso à educação escolar. Têm suas atividades desenvolvidas de segunda a sexta-feira, no período da manhã ou da tarde, num total de pelo menos 3 horas diárias. O currículo do programa é baseado no referencial curricular para Educação Infantil de cada país onde ele está inserido. Todas as atividades são desenvolvidas de forma interdisciplinar e incluem as seguintes áreas de conhecimento: Linguagem, Natureza e Sociedade, Música, Artes Visuais, Educação Cristã, Movimento e Matemática.

O Programa está baseado na fé cristã e alinhado à proposta da Organização das Nações Unidas para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os quais preocupam chefes de Estado e governo em todo o mundo.

Benefícios

Para as crianças

  • Desenvolvimento integral
  • Ingresso ao ensino fundamental com boa autoestima e entusiasmo
  • Desfavorecidos recebem educação pré-escolar de qualidade

Para as famílias

  • Condição de se desenvolver social e espiritualmente
  • Oportunidade de conhecer valores e se integrar a uma nova perspectiva
  • Orientação na reconstrução de seu lar

Para os educadores

  • Formação pedagógica e bíblica
  • Tornam-se melhores obreiros das igrejas, cumprindo a vocação missionária
  • Experimentam desenvolvimento pessoal e integral

Para a sociedade

  • Crianças preparadas para seguir o processo de ensino/aprendizagem, cheias de esperança, educadas para serem bons cidadãos, além de cooperadores da comunidade em que vivem.
  • Famílias atendidas e supridas em sua necessidade de educação.

Onde estamos no Mundo

Quanto Somos

Dados extraídos do 3º Relatório Quadrimestral 2023, PEPE Internacional

33

Países

670

Unidades (Igrejas)

18.454

Crianças beneficiadas

1.325

Missionários-educadores dos países em atuação

100

Coordenadores

7.571

Líderes de igrejas treinados

34.677

Famílias visitadas

Onde estamos no Brasil

Quanto Somos

Dados do PEPE Brasil 2022

22

Estados

147

Unidades

364

Missionárias(os) facilitadores

24

Coordenadores

3.053

Crianças atendidas

2.806

Famílias atendidas

450

Líderes treinados

Breve história

ASSIM NASCE O PEPE
O PEPE __ Programa de Educação Pré Escolar, teve sua origem no Brasil, no ano de 1992, com casal Stuart e Georgina Christine, da BMS World Mission – Sociedade Missionária Batista Britânica.

Durante uma visita do casal a uma comunidade carente da cidade de São Paulo, uma senhora, percebendo o interesse deles em ajudar as crianças locais, perguntou-lhes o que poderiam fazer para ajudar a comunidade.

Diante desse desafio e percebendo a grande falta de preparo das crianças da comunidade para ingressarem na escola fundamental com esperança de êxito sócio educacional Georgina se dispôs a iniciar um trabalho de apoio pré-escolar com elas. Para confirmar a necessidade deste tipo de iniciativa foi realizada uma pesquisa com 100 famílias da comunidade que determinou o número de crianças, na faixa etária de 4 a 6 anos, que estavam sem acesso ao preparo pré-escolar. O resultado da pesquisa mostrou a necessidade existente e o grande interesse por parte das mães naquele tipo de trabalho.

Sendo assim, em agosto de 1992 nasceu o Programa de Educação Pré-Escolar ( PEPE) com 25 criancinhas de 5 e 6 anos de idade que já eram atendidas por meio da Associação Brasileira de Incentivo e Apoio ao Homem, ABIAH.

O sucesso do programa naquela comunidade despertou o interesse de outras e assim o programa começou a se expandir para outros locais de São Paulo em espaços informais. Durante os anos seguintes Georgina, apoiada pelas competentes educadoras Kátia Medeiros e Irene Arcanjo, dedicou-se a aperfeiçoar o conteúdo curricular do PEPE e a estabelecer o princípio de capacitação continuada das educadoras – uma ênfase que se tornou uma característica fundamental do programa.

Em 2000, visando estender o projeto para os estados empobrecidos do nordeste do Brasil, o PEPE foi implantado no Piauí por intermédio do trabalho dedicado de Iolanda Miranda, piauiense, que havia trabalhado por seis anos com o PEPE na favela de Heliópolis, São Paulo. O projeto se adaptou facilmente à cultura local e ganhou uma nova área de atuação com o nome de “Projeto Luz no Nordeste”.

ALARGANDO AS FRONTEIRAS

No ano de 2001 aconteceu o momento da expansão internacional. O programa foi apresentado a líderes de igrejas e de comunidades de Moçambique, com o apoio da Pedagoga Terezinha Candieiro, num momento em que o país buscava erradicar a pobreza por meio da educação e do trabalho. Também foi apresentado a outros líderes na América Latina por meio das Professoras Lídia Klava e Lúcia Martiniano. E assim, o PEPE começou a se expandir para vários países dos dois continentes, em comunidades desfavorecidas de recursos, com o apoio da ABIAH.

Um próximo e decisivo passo na história do PEPE foi dado em 2005 quando, para facilitar a expansão do programa e para criar uma estrutura de cooperação, viu-se a necessidade de organizar uma ‘rede’ do PEPE, denominada PEPE NETWORK, iniciada por Stuart Christine e coordenada por Terezinha Candieiro.

Foi fundamental neste início de expansão internacional a contínua ênfase no desenvolvimento da base curricular, do sistema de capacitação de educadores, e especialmente o preparo de coordenadores responsáveis para introduzir e supervisionar o PEPE no Brasil e no exterior.

O período seguinte foi caracterizado por vários e importantes avanços. O primeiro foi o desenvolvimento organizacional/administrativo do PEPE através da rede que proporcionou sólidas, mas flexíveis estruturas necessárias para a continuação da sua expansão internacional. Este processo incluiu a formalização e impressão em Português, Espanhol, Francês e Inglês dos principais textos do currículo base e programas de capacitação de educadores e coordenadores. O segundo foi o lançamento do site do PEPE-Network, com informações sobre o programa para um público cada vez mais diversificado. Uma terceira iniciativa significativa foi a produção de módulos e materiais complementares ao currículo base, abordando temas como o da proteção da criança e a conservação do meio ambiente.

O QUE AS CRIANÇAS FAZEM NO PEPE

No PEPE propomos e realizamos atividades que ajudarão a criança a construir seu conhecimento e ao mesmo tempo a aprender através da interação de umas com as outras.

O PEPE faz a integração do currículo da educação pré-escolar de cada país onde está inserido com o seu referencial curricular.

Em termos gerais, são trabalhadas as seguintes áreas do conhecimento: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Música, Artes visuais, Educação cristã ou Valores da Espiritualidade. Essas áreas são desenvolvidas dentro de uma rotina diária e semanal. Normalmente a rotina diária é constituída das seguintes atividades:

  • Chegada
  • Roda de conversa
  • Atividades individuais ( Linguagem, Matemática, Artes, Educação cristã)
    Atividades coletivas (
  • Movimento, Música, Natureza e Sociedade)
  • Higiene – lavar as mãos, escovar os dentes
  • Centros de interesse
  • Arrumação da sala
  • Saída

 

A maioria das atividades são desenvolvidas de forma lúdica, pois especialmente nessa faixa etária as crianças aprendem brincando. Assim, elas crescerão e se desenvolverão naturalmente.
Esta história ainda não acabou… a cada ano transcorrido, a cada dificuldade superada, a cada nova criança alcançada, a história deste ministério continua sendo escrita. Que as crianças sejam felizes e glorifiquem a Jesus!