PEPE, o programa que muda vidas

Na província de Orellana, Amazônia do Equador, existe uma bela cidade chamada Joya de los Sachas, onde em 2009 a Igreja Batista La Parker aceitou o desafio de alcançar meninos e meninas locais através do Programa PEPE. Foi uma grande alegria ver o sonho realizado com o nascimento do PEPE. Muitos meninos e meninas foram alcançados com o amor dos missionários-educadores e de toda a igreja.

Participei da formatura do segundo ano, quando conheci os irmãos Jorge Patrício e Diego Paul Soriano. O pai era cristão e a mãe, que na época era Testemunha de Jeová, aceitou Jesus Cristo como salvador, justamente em uma das reuniões de pais, realizada pelo PEPE. Enquanto a mãe crescia recebendo estudos bíblicos, algo inesperado aconteceu no PEPE. A missionária-educadora adoeceu e entre os membros na igreja, ninguém se sentiu capaz de aceitar o desafio de substituir a missionária-educadora para que as crianças não perdessem o ano escolar. Foi então que Deus colocou Sandra, mãe de Jorge e Diego, para ensinar as crianças do PEPE, assumindo como a nova missionária-educadora. Esta história aconteceu há 14 anos.

Este ano, fui participar da formatura de alguns dos PEPE’s da região e pude rever aquela querida família. Que alegria saber e ver como eles estão comprometidos com a obra de Deus e apoiam firmemente o ministério na igreja onde conheceram Jesus, através do PEPE. As crianças, após o PEPE, continuaram firmes na Escola Bíblica Dominical e em outras atividades da igreja e foram batizadas aos 16 anos. E hoje, os meninos aprenderam a tocar violão e teclado, e estão levando o povo de Deus a uma adoração em espirito e em verdade, como Jesus nos ensinou em João 4:24: “Pois Deus é Espírito, e é necessário que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

E a história continua porque no final de 2022, Jorge concluiu o ensino médio, foi para a universidade cursar engenharia eletromecânica, se destaca como excelente aluno serve ao Senhor no ministério de música da Primeira Igreja Batista de Latacunga, perto de onde estuda. Há um mês ele foi ao congresso da JUBLA que aconteceu no meu país. E ouvindo uma das conferências, recebeu o chamado para se preparar para o ministério, ele quer ser um pregador da Palavra de Deus.

Diego Paul se formou no colégio este ano com notas excelentes, ajuda na igreja como professor da Escola Bíblica Dominical, toca teclado no ministério de louvor, vai para a faculdade estudar engenharia mecatrônica em setembro e quer ser missionário. A igreja onde seu irmão está servindo atualmente precisa de um tecladista, eles estão orando por Diego.

Agradeço a Deus pela vida desses jovens e por me permitir conhece-los desde bem pequenos, vê-los se desenvolver e crescer nos caminhos de Deus, comprometidos com sua obra, enche o meu coração de alegria.

Por favor, continuem orando pelo PEPE no Equador para que continuemos levando esperança a muitas crianças com suas famílias que precisam conhecer Jesus Cristo e saber o quanto são amados por nosso Deus! Ainda continuaremos trabalhando até completar a missão!

Angélica Marcillo – Coordenadora Nacional do PEPE Equador

Publicações relacionadas