O treinamento como chave para a mudança!

O Programa de Educação Pré-Escolar, ou PEPE, é um programa sócio-educacional, o qual seu objetivo é oferecer um serviço holístico às crianças. Os projetos complementares, que compreende nutrição, POPE (Programa de Odontologia Preventiva e Educacional) e saúde, são parte das atividades que devem ser desenvolvidas no PEPE para promover a saúde. Nesta perspectiva, o PEPE organizou uma formação virtual com os coordenadores regionais, nacionais e de área para equipá-los a assumirem suas responsabilidades como promotores nos diferentes países onde o PEPE está sendo desenvolvido.

Dada a necessidade de prover um modo de vida saudável para as crianças e seus pais, o treinamento começou com a temática da nutrição, com ênfase na importância de uma boa alimentação e as consequências de uma má. Além disso, quando falamos de boa nutrição, estamos falando de uma vida saudável, a qual devemos acrescentar bom sono, pratica de esportes, consumo de água em quantidade e qualidade, dentre outros.

Muitas vezes há um desconhecimento das doenças causadas pela desnutrição. Pela aparência física, podemos reconhecer se a criança é anêmica ou não. Uma criança desnutrida não é necessariamente reconhecida por sua constituição corpórea (gorda ou magra), uma criança desnutrida pode ser reconhecida pelo sono excessivo, falta de apetite, falta de crescimento, pele seca, cabelos amarelados, choro frequente, problema de cicatrização. Como visto, a má nutrição traz consequências muito graves para as crianças, até mesmo no desenvolvimento cognitivo delas, podendo causar morte precoce. Para enfrentar estes desafios, precisamos começar por sensibilizar o público alvo do PEPE, os parceiros, pais e comunidade.

Vimos a importância de incorporar boas práticas na rotina das unidades do PEPE que favoreça a saúde das crianças. No momento do lanche, as crianças começam lavando as mãos, oram a Deus, depois comem e, em seguida, para finalizar, lavam as mãos.

Em algumas unidades do PEPE, o lanche é servido pela própria unidade, enquanto em outras as crianças trazem o seu próprio lanche. A hora do lanche deve ser supervisionada para garantir uma boa higiene, sem esquecer a escovação dos dentes no final.

É muito importante desinfetar os alimentos com lixívia, pois a higiene serve para reduzir o risco de contaminação e o surto de doenças.

Este treinamento foi edificante para todos os participantes e dá a oportunidade para uma mudança de mentalidade e hábito em todos os lugares onde o PEPE é desenvolvido.

Deus abençoe a formadora.

MOMO Youla
Coordenador Nacional do PEPE em Giné Conacri