Alan é um menino de apenas quatro anos que, este ano, foi matriculado pelos pais no PEPE El Salado, no Paraguai. Ele nunca tinha falado uma palavra, apenas se comunicava por sinais, o que levava os seus pais a acreditarem que era surdo. Dessa forma, matricularam o filho no PEPE sem muita esperança de que Alan aprenderia alguma coisa, mas, pelo menos, poderia passar o tempo ali. A criança foi aceita com a condição de que os seus pais acompanhassem o desenvolvimento do filho assistindo a todas as reuniões dos pais convocadas pelo PEPE. E assim começou o processo de desenvolvimento de Alan sobre os cuidados da sua missionária-educadora, recebendo ensino acadêmico, atenção emocional, carinho dos colegas e muito amor.
Logo, os pais começaram a ver as mudanças nas atitudes do filho e se emocionaram quando escutaram pela primeira vez a voz de Alan pronunciando palavras para se comunicar com eles. Tudo o que Alan precisava para começar a falar era se relacionar com as pessoas. Foi no PEPE, com a missionária-educadora e os amigos que Alan conseguiu dizer suas primeiras palavras e essa alegria chegou também em sua casa. Alan hoje é um menino carinhoso e, junto com os seus pais, está frequentando a igreja do PEPE, onde estão conhecendo mais de Deus e Jesus.
O PEPE leva alegria para a vida da criança, ao mesmo tempo em que leva Jesus para dentro de suas casas alcançando suas famílias. Por isso, é tão importante dar atenção, cuidar, proteger e valorizar as crianças como um ser humano em formação. A criança, seja na igreja, escola ou na rua, não está somente para obedecer a tudo o que o adulto manda, mas, sim, para entender e aprender a tomar atitudes corretas. O que aprendem na infância fica para toda a vida, seja bom ou ruim. Que elas cresçam sabendo que serão felizes se andarem nos caminhos do nosso Deus.
Façamos nossa parte para levar alegria para milhares de crianças, começando pelas que estão perto de nós, mas também alcançando, através das nossas ofertas e orações, aquelas que estão em países distantes. Continue orando pelas 9.106 crianças que estamos alcançando este ano através do PEPE nas Américas, que todas elas conheçam a Jesus como Salvador e Senhor!
Carmen Ligia
Coordenadora PEPE Américas