Você sabe qual é o país dos homens íntegros? Se você disse Burkina Faso, você está correto. Esse país, na África Ocidental, tem vivido nos últimos tempos uma crise multidimensional, a insegurança tem feito quase dois milhões de pessoas deixarem o seu lar para procurarem refúgio em outras cidades ou regiões. Assim, 40% da população foi afetada pela redução dos serviços de base como saúde e educação. A crise alimentar e nutricional piora com o passar do tempo.
Certamente, é unanime o entendimento que a saúde é um bem precioso, então preservá-la é um princípio que deve ser aplicado com todo comprometimento. O que você faria para proteger a sua saúde e de sua família?
Pensando em como melhorar a qualidade de vida das crianças e suas famílias, o PEPE, que visa uma educação integral da criança, desenvolveu projetos complementares ligados a saúde. São realizadas ações sobre a educação à saúde, nutrição e o POPE, que é o Programa Odontológico Preventivo e Educativo. Os projetos complementares colocam em prática formas de sensibilizar as famílias a prevenir doenças ensinando-as de forma simples e acessível.
Não tem sido diferente em Burkina Faso, onde funcionam onze unidades do PEPE. Foram realizadas palestras de sensibilização com os pais das crianças juntamente com a comunidade local sobre higiene bucal e sua importância.
No que se refere ao POPE, a escovação diária faz parte da rotina do PEPE como ação educativa dos pequenos aprendizes para estabelecer uma vida saudável. Além das lições educativas, eles aprendem a fazer a higiene bucal corretamente. O coordenador nacional, pastor Cassimir Belem, tem implementado essas ações com o apoio de voluntários cristãos que tem doado tempo e conhecimento para servir as comunidades onde o PEPE tem se desenvolvido. A comunidade por sua vez, agradece o esforço e empenho de cada um que tem buscado melhorias para a população.
Venha ser um voluntário no trabalho do PEPE para servir as crianças e comunidades em Burkina.
Antônio Daniel – Coordenação nacional do PEPE Burkina Faso