Ensinando as mães a pescar

Ana Elena Badilla, representante da ONU Mulheres El Salvador, em entrevista à EFE, em julho de 2022, afirmou:

 “Acreditamos que a igualdade de gênero também é um bom negócio, porque na medida em que há mais participação das mulheres na economia, na política e na sociedade em geral, melhora não só a vida dessas mulheres, mas também de suas famílias, suas comunidades e o país”. A especialista em gênero destacou que, em El Salvador, país onde a maioria da população é feminina -59%-, as mulheres estão expostas à violência de gênero em suas diferentes expressões -física, econômica, psicológica, verbal e feminicídio- e também têm dificuldades para se inserir na economia e na política.

“As mulheres, no caso de El Salvador, constituem o que chamamos de bônus de gênero porque temos um grande número de mulheres em idade produtiva que, se incorporadas à economia de maneira adequada e em condições equitativas, teriam um potencial produtivo muito importante que podem fazer a economia crescer e melhorar os índices do país”, enfatizou Badilla.

Como PEPE, conhecendo nossa realidade social, com a ajuda da CONAMIPE (Comissão Nacional das Micro e Pequenas Empresas) e da Associação Semillas de Nueva Creación, estivemos ministrando uma oficina dividida em três sessões. Isso com o objetivo de potencializar o empreendedorismo técnico nas mães de famílias das crianças que estão sendo alcançadas no PEPE salvadorenho, em especial no município de Ahuachapán.

Nessa oficina, as mães de família receberam cursos desde a criação da ideia de negócio, orçamento para apuração de custos, despesas, margem de lucro e fixação do preço do produto até a ideia de iniciar o negócio. Ao final da oficina, eles receberam um certificado de participação.

Nosso desejo no PEPE é ajudar as famílias a construírem suas bases de sustentação, ensinando a pescar, e não somente dando o peixe. O que ensinamos e ajudamos a começar, não somente solidifica a área financeira da família, como também contribui para melhorar a vida da criança e até mesmo o entorno comunitário. 

Ore pelo PEPE de El Salvador para que alcance mais crianças e assim complete a missão! 

Veronica Torrento – Coordenadora nacional PEPE El Salvador

Carmen Lígia – edição de texto

Publicações relacionadas