O PEPE chegou a Nicarágua em 2014 com a abertura de três unidades: uma na cidade de Manágua, na Igreja Batista da Ressurreição, e duas em Waspán, na Costa Norte do Caribe. Uma das unidades implementadas em Waspán, na Igreja Batista Arca de Noé, se encontra em uma região remota, com dificuldades econômicas e sociais, e habitada principalmente por grupos étnicos.
Com a finalidade de garantir a continuação da formação acadêmica das crianças desta região, nasceu o Colégio Batista Arca de Noé. A instituição hoje oferece educação a 277 crianças, estando 178 matriculadas no pré-escolar e na primária e 49, na secundária.
O colégio é subsidiado pelo Ministério da Educação, que paga os salários de todos os missionários-educadores. A igreja se responsabiliza pelas instalações e pelos gastos de água, energia, entre outras despesas. Tanto o diretor do colégio, Roger Demétrio Mercado, como o pastor da igreja, Emilio Fenley, trabalham em conjunto para o bom desenvolvimento do PEPE e do colégio e pelos seus impactos na comunidade.
O município de Waspán, nome indígena que significa redemoinho de águas, possui uma população de 62.819 habitantes, dos quais 16,5% residem na sede do município e 83,5% na zona rural. Em torno de 83% dos habitantes de Waspán vivem em condições de pobreza, sendo 64,1% em condição de extrema pobreza.
Orem para que mais PEPE’s sejam abertos em Waspán e em toda Nicarágua!
Lizeth de Trinidad – Coordenadora nacional PEPE Nicarágua