Uma das bases do PEPE é a formação de sua equipe em todos os níveis de atuação! Reconhecemos que os Missionários-Educadores, que estão todos os dias servindo as crianças, precisam de formações de qualidade. Pensando nisso, o PEPE tem a formação inicial e contínua para atender esse público tão fundamental no desenvolvimento do programa.
Outro aspecto importante no PEPE, é a contextualização do currículo no país, algo que tem grande relevância no cotidiano do programa. O PEPE tem seu referencial curricular comum às crianças da educação infantil que deve ser adaptada a cada realidade.
No Senegal não é diferente e, devido à mudança no currículo nacional e, consequentemente, na sua nova abordagem metodológica, o encontro nacional de Missionários-Educadores foi pautado nessas mudanças.
O novo sempre causa estranheza e desconforto, e essa foi a primeira reação dos Missionários-Educadores diante das mudanças propostas pelo Ministério da Educação Senegalês. No entanto, à medida que a formação foi avançando, o clima de apreensão foi dando espaço à convivência e à aquisição de novos conhecimentos.
Algo amplamente defendido no guia disponibilizado pelo Ministério da Educação é o jogo como eixo metodologia na prática de ensino na Educação infantil, sem, portanto, esquecer-se dos aspectos sócioafetivos defendidos como âncora para uma aprendizagem de qualidade.
A formação girou em torno da instrução explícita sempre alternando teoria e prática. As oficinas permitiram a maior troca de experiências e se caracterizou como um momento ímpar para tirar dúvidas e aplicar a teoria na prática em sala de aula.
Este tempo de formação foi marcado também pelos devocionais feitos pelos pastores e líderes locais que vieram nos encorajar nesta missão de levar esperança ao coração da criança, sua família e comunidade. Claro que estamos na África e sim, houve muitas músicas e danças aprendidas que são ou serão ensinadas nas unidades do PEPE.
O que levamos deste tempo de formação? Levamos o desafio de continuar aprendendo e, por isso, mais formações continuadas estão previstas para os próximos meses. Levamos o desafio de nos comprometemos mais e mais em favor de uma educação de qualidade para as nossas crianças e, por fim, sem ser menos importante, somos missionários engajados a levar o Evangelho a essas crianças e familiares.
Que Deus nos ajude em sua missão.
Ricardo Santos – Direção Continental África