G com A faz: GA; T com O faz: TO; já sei é: GATO!!!
É emocionante escutar as crianças juntando as letras, formando sílabas, pronunciando palavras, e descobrindo o lindo mundo da leitura. Foi pensando nessas crianças que criamos a Biblioteca do PEPE em Honduras. Cerca de 36 crianças matriculadas no PEPE estão agora com acesso direto aos livros e em um lugar adequado para esse tempo quando estão dando os primeiros passos para desenvolver a leitura.
A biblioteca está na unidade de Azacualpa, que funciona em um centro educacional localizado em La Esperanza – Intibucá. Lá, atendemos as crianças da etnia Lenca. O Povo Indígena Lenca é um dos sete povos indígenas de Honduras, onde convergem altos índices de pobreza e desigualdade. Vivem do cultivo de milho, feijão, abóbora, chile e cacau. Também vivem da venda de artesanatos, tendo a olaria como um dos pontos fortes ao produzir peças da alta qualidade e com desenhos intemporais. Essas cerâmicas, potes, vasilhas e outros ornamentos são peças decorativas que são vendidas para turistas.
Depois de dois anos com aulas semipresenciais, estamos felizes porque este ano iniciamos o PEPE totalmente presencial em todas as nossas unidades, agradecendo a Deus por nos permitir atender nossas crianças. Começamos o PEPE Honduras em 2017 e tem sido uma grande benção para as crianças, famílias, igreja e comunidade.
Sabemos que ainda falta muito para completar a missão porque ainda temos no nosso país milhares de crianças precisando da nossa ajuda para crescer saudável física, emocional e intelectualmente, ao mesmo tempo em que conhecem a Jesus como o melhor amigo e salvador! Não deixem de orar pelo PEPE Honduras porque queremos chegar a outras cidades, abrir novas unidades, alcançar mais crianças, transformar famílias e gerações até completar a missão.
Alejandra Milla – coordenadora PEPE Honduras
Edição de texto – Carmen Ligia