Moçambique é um país com grandes desafios nos planos socioeconômico, religioso e tem sofrido repetidamente com as mudanças climáticas. O cenário de inundações e ciclones têm sido recorrentes nesse país. Por vezes, Missões Mundiais tem intervindo com voluntários sem fronteiras nesses períodos de catástrofes naturais para trazer ajuda às pessoas que precisam.
O PEPE Moçambique atende 3.200 crianças diariamente distribuídas em 72 unidades com a participação de 288 missionários-educadores que oferecem a cada criança a oportunidade de se desenvolver integralmente. Cada unidade tem seus próprios desafios que podem se configurar nas necessidades de uma melhor infraestrutura, aquisição de materiais permanentes e o lanche diário para as crianças.
Após o início do ano letivo em Moçambique, as chuvas intensas surpreenderam a todos, forçando a paralisação momentânea das atividades nas unidades do PEPE. Em visita a região de Sofala, a que foi mais atingida, a Coordenação Nacional constatou a possibilidade de retomar as atividades em algumas unidades, porém, existem outras unidades que não puderam voltar a funcionar devido ao nível das águas continuarem a impedir a normalização das atividades.
Oremos a favor destas comunidades e crianças de Sofala de modo que Deus as proteja de todo mal que possa advir dessas enchentes e para que o funcionamento das unidades do PEPE seja normalizado em todas as regiões.
Antônio Daniel – Coordenação Nacional de Moçambique