Em julho, foi a vez de Benim receber a primeira formação de base para os primeiros cinco missionários-educadores do país. Recebemos uma equipe que demonstra compromisso sério com o ministério do PEPE. Aproveitamos para visitar os locais onde irão funcionar as novas unidades, há muitos desafios, mas, apesar disso, os irmãos estão animados para começar o trabalho com as crianças e com a comunidade.
No período de 22 a 26 de agosto, realizamos em Lomé a primeira parte da formação de base para quinze missionários-educadores que passarão a atuar nas novas unidades do PEPE no Togo no início do ano escolar, que começa em setembro. Foi uma semana intensa e cheia de aprendizado para todos.
Um dos valores do PEPE é oferecer a todas as crianças uma educação de qualidade em todos os domínios do desenvolvimento e também no espiritual, e, para alcançar esse objetivo, a formação e aprimoramento da equipe é fundamental. A formação dos educadores no PEPE acontece em etapas, a primeira etapa tem uma carga horária de, no mínimo, 54h de curso, abrangendo os conteúdos nas quatro áreas do desenvolvimento infantil (a física, a cognitiva, a emocional e a social), regência de classe, crescimento espiritual, proteção da criança, PEPE como estratégia missionária, entre outros. A segunda etapa acontece ao longo do primeiro ano escolar através de encontros de formação continuada que visa aprofundar os temas. Finalmente, temos atividades individuais e em grupo em diferentes momentos ao longo do ano escolar para produção de material pedagógico, troca de experiências e atualizações.
Com essas novas equipes de missionários-educadores, será possível alcançar mais 140 crianças e 560 adultos no Togo e no Benim neste novo ano.
Sejam bem-vindos a rede do PEPE Network queridos missionários.
Pr. Fernando dos Santos
Coordenador Regional do PEPE para África do Oeste 2