Mais um ano de atividades no PEPE se acaba, os pequenos carregam na mente novos conhecimentos, que são a base para a próxima etapa escolar, sem esquecer as muitas experiências compartilhadas com seus colegas, impregnados do amor e carinho dos missionários-educadores.
Mas o que significa para nós do PEPE ver as crianças se formarem?
“Significa que todo o esforço, trabalho, amor e dedicação colocados no cuidado das crianças não é em vão, porque tem contribuído para o seu desenvolvimento integral. E o mais importante é que a semente do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo foi plantada em suas vidas. ” Lizeth Detrinidad – Nicarágua
Na Nicarágua 173 crianças se formaram, um deles é o Kendall Martínez, que se destacou pelo entusiasmo em receber as classes e principalmente as histórias da Bíblia. Kendall é um menino muito querido pela família, colegas e missionários-educadores e, todos os domingos gosta de ir à escola bíblica com a mãe, que conheceu o Senhor por meio do menino e do PEPE. Agora que Kendall se formou, ele e sua mãe agradecem a Deus por terem alcançado o primeiro objetivo de seus estudos e por terem Deus em seus corações.
De Honduras, recebemos a boa notícia da formatura de 77 crianças, meninos e meninas que aprendem a resistir e superar as adversidades. Essa é a história de Yuliana Ayala, de 6 anos, que, vinda de um lar desfeito, luta com a dor de não ter sua família unida. Sua família vive na pobreza, não tem casa própria tendo que se mudar de um lugar para outro constantemente. Muitas vezes, ela tem que percorrer longas distâncias para estar na unidade. No entanto, é uma garota muito ativa e diligente. Yuliana adoeceu um pouco antes de terminar as atividades no PEPE. Depois de várias visitas ao médico, ela foi diagnosticada com anemia profunda, junto com outros problemas de saúde. Começou um tratamento e hoje está em recuperação, mas isso não a impediu de completar o ano e se formar, porque teve o total apoio das missionárias-educadoras.
Outro país que comemora é El Salvador, onde 110 crianças se formaram. Que alegria ver famílias e comunidades beneficiadas e restauradas através do PEPE! O PEPE Betel, localizado em Chalchuapa, é pastoreado por um jovem casal que deseja impactar a comunidade com o poder transformador de Jesus. No início deste ano, decidiram implementar o projeto PEPE. Por se tratar de uma comunidade muito carente na economia e espiritualmente, os pastores afirmam que o PEPE tem se tornado uma grande bênção e contribui para uma renovação espiritual, tanto na igreja, quanto na comunidade. A implementação do PEPE também significou nutrição para as crianças, graças aos alimentos trazidos com o apoio do Convoy of Hope, para uma melhor saúde nutricional das crianças.
Mas o que significa para nós do PEPE ver as crianças se formarem?
“Ver as crianças felizes em suas roupas de formatura, desfilando para a entrega de seus diplomas, gera em nós, como PEPE, sentimentos de alegria, satisfação e gratidão a Deus, a JMM, ao PEPE Internacional, a todos nós que trabalhamos para dar novas esperanças a milhares de crianças. Também representa um desafio continuar a moldá-las de forma integral na nova etapa escolar que estão empreendendo. Comemoramos este grande sucesso com muita alegria! ” Veronica Torrento – El Salvador.
Este ano estamos recebendo novas crianças que Deus está nos enviando para cuidar, amar, respeitar e ensinar! Que nossos corações permaneçam dispostos a servir ao Deus que ama as crianças!
Gladys Ortiz
Coordenadora regional PEPE América Central, Norte e Caribe.