Vacinando as crianças do PEPE no Peru

Segundo a UNICEF, “Os direitos humanos são universais, isto é, todos os 7,6 bilhões de seres humanos que vivem na Terra nasceram com esses direitos, e ninguém pode tirá-los deles.”. Entre todos os seres humanos, incluímos milhares de crianças que precisam ter os seus direitos respeitados garantidos como o desenvolvimento físico – recebendo cuidados na área de saúde. 

Preocupado com as crianças, o PEPE do Peru promoveu um dia especial de vacinação. Nas unidades do PEPE e em todas as escolas, o governo, através dos Centros de Saúde, está visitando instituições de ensino para realizar vacinação contra sarampo, varíola e poliomielite em crianças que não foram vacinadas. Ao mesmo tempo, os missionários-educadores e mães são vacinados contra a gripe.

Graças a essa regulamentação, articulamos com os responsáveis dos Centros de Saúde e, gratuitamente, eles chegam às unidades do PEPE para vacinar as crianças. Para isso, os pais assinam uma autorização ou podem estar presentes no momento da vacinação.

Antes da chegada das equipes de vacinação, trabalhamos com as crianças questões de prevenção e explicamos que as vacinas nos protegem de germes e vírus, preparando-as para algo que normalmente as assusta. Elas entendem que a vacina é para nos manter saudáveis e, em alguns casos, não choram, mas o fazem entendendo que é importante para a saúde.

No PEPE, nos preocupamos com o cuidado integral das crianças porque elas também precisam ser protegidas!

Ore pelo PEPE no Peru!

Clorinda Alberca – Coordenadora Nacional PEPE Peru

Carmen Ligia – Edição de texto

Publicações relacionadas