A aldeia de La Balsa está localizada a 44 quilômetros da capital municipal, a uma altitude de 475 metros acima do nível do mar, o que proporciona um clima subtropical semitemperado, com temperatura média de 18 a 25 graus Celsius. Os habitantes se caracterizam por sua cultura e língua, sendo predominantes as etnias castelhana e maia, lideradas pelos anciãos da comunidade.
O PEPE já está presente nessa comunidade, alcançando 70 crianças em três unidades, que são frentes missionárias da Primeira Igreja Batista de La Balsa.
O município, em parceria com as igrejas, desenvolve um projeto de Hortas Familiares, distribuindo recursos para plantio nas casas das crianças do PEPE. A gestão das hortas é realizada pela Associação La Balsa, liderada pelo Pastor Pablo. O apoio consiste no fornecimento de sementes e na instalação de um poço de água, administrado pela Associação Aguaguate.
A água é um aspecto fundamental para o desenvolvimento humano e, principalmente, para o crescimento saudável das crianças. Esse recurso essencial vem de poços artesanais, córregos ou nascentes próximos à região. No entanto, por iniciativa da Prefeitura, foi perfurado um poço, garantindo água potável para as crianças e suas famílias, permitindo-lhes cuidar das hortas e manter uma alimentação saudável. Além disso, quando chove, os pais aproveitam para pescar no rio e trazer alimento para suas casas.
Ore pelas 602 crianças atendidas pelos PEPEs da Guatemala e pelos 24 missionários-educadores, para que possamos continuar crescendo e levando auxílio a muitos meninos e meninas em todas as comunidades.
Na Guatemala, continuaremos trabalhando para cumprir a missão!
Nora Mendoza – Coordenadora Nacional do PEPE Guatemala
Edição de texto: Carmen Ligia