Era um dia quente e empoeirado em Thiaday, uma cidadezinha interiorana do Senegal, onde os missionários-educadores (ME’s) se reuniram para mais uma formação continuada sedeada na unidade do PEPE Dorcas. Entusiasmados muitos vinham de diferentes localidades para o encontro que é sempre cheios de longas saudações, expressando a importância que o outro tem neste contexto.
De forma festiva os ME’s foram bem acolhidos para um tempo de devocional, seguido do café da manhã. O desafio deste encontro era que os ME’s dessem uma aula de acordo com a área do conhecimento previamente definida. Todos os outros participavam atentamente, tomando notas de cada etapa. Após o término da aula o ME fazia sua auto avaliação e em seguida a coordenação nacional e de área conduzia a sessão de autoavaliação e heteroavaliação.
Essa formação foi mais uma oportunidade de capacitação dos ME’s, que puderam aprender juntos, tirar dúvidas, conhecer novas práticas pedagógicas, aprender a conduzir a classe e ter sucesso na sua missão de educar.
O PEPE no Senegal tem seguido a orientação da inspeção de educação nacional que trabalha com as crianças a forma de instrução explícita. Confesso que é uma maneira nova, mas nossos ME’s têm feito grandes progressos e já é possível ver resultados positivos em relação ao domínio dessa estrutura de ensino.
Essa não foi só uma jornada de trabalho, mas um momento de fraternidade e encorajamento, seguido de um delicioso almoço preparado pela equipe do PEPE Dorcas.
Em continuidade a essa corrida pelo conhecimento, aprofundamos a maneira de elaborar o plano de aula usando a estrutura da instrução explícita. As dúvidas foram sanadas e assim concluímos esse tempo com trabalhos práticos em grupo, culminando na elaboração de um plano de aula. Mesmo o vento quente e o cansaço de uma semana inteira de trabalho não foram suficientes para desanimar os ME’s que executaram com excelência esta tarefa.
Esse tempo de formação foi precioso e muito encorajador para todos nós, participantes e mediadores, pois juntos identificamos nossas lacunas e celebramos também as nossas vitórias. E, para a próxima formação, em maio de 2024 trabalharemos o tema: Jogos pedagógicos e sua aplicação no processo ensino aprendizagem. Participe conosco desta jornada!
Ricardo Santos – Diretor Geral do PEPE Internacional