PEPE cumpre a missão por meio da educação

A educação infantil é um tema importante no mundo atual. A primeira meta do Fórum Mundial de Educação (Dacar, 2000), com a participação de governos de muitos países, no seu compromisso de promover a Educação para Todos e Todas, foi “estender e melhorar a proteção e a educação integral da primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem”.

O Programa de Educação Pré-Escolar ( PEPE) está alinhado à meta acima referida. Por intermédio deste programa, a igreja local tem a oportunidade e o privilégio de cooperar com a Missão de Deus no mundo, agindo como protagonista na transformação da vida de crianças, suprindo e atendendo a esta grande necessidade dos países pobres e em desenvolvimento.

O PEPE nos abre a visão para unirmos fé a ações práticas na comunidade, ampliando nossa compreensão bíblica, teológica, eclesiológica, missiológica e humana sobre a importância da criança no Reino, na Igreja e na Missão.

O que o PEPE faz?

Há mais de duas décadas, o PEPE oferece educação pré-escolar, com a integração da Palavra de Deus, para crianças de comunidades empobrecidas no Brasil e no mundo. Todo esse trabalho é realizado pelas igrejas locais que fazem parceria com as instituições responsáveis.

No Brasil, o PEPE está sob a responsabilidade da ABIAH – Associação Brasileira de Incentivo e Apoio ao Homem e atende a mais de 3 mil crianças de 22 estados do país. No exterior, o PEPE está sob a responsabilidade da Junta de Missões Mundiais que, com uma grande equipe de coordenadores e missionários-educadores, atende mais de 18 mil crianças de 31 países (2022).

O impacto é grande

O PEPE facilita a oportunidade das crianças desenvolverem competências necessárias para o início de sua vida escolar. Além disso, por sua preocupação com a formação integral, ele atua considerando todas as esferas da vida da criança: família, amizades, comunidade. As crianças conhecem o amor de Jesus por meio de palavras e ações e são grandemente impactadas no presente e no futuro.

Em parceria com a JMM, as igrejas evangélicas locais têm a responsabilidade de equipar o espaço com materiais básicos para o desenvolvimento do programa. Embora com poucos recursos financeiros, elas abraçam a visão e escolhem pelo menos dois de seus membros para serem capacitados a desenvolver o PEPE em sua comunidade. Além disso , a igreja elege uma equipe de apoio que visita as famílias, a fim de cultivar relacionamentos, incentivar a participação dos pais no processo educacional de seus filhos e compartilhar o amor de Jesus. O impacto na vida da igreja é grande também!

A coordenação do PEPE tem a responsabilidade de elaborar os currículos, fornecer os cursos de capacitação, materiais pedagógicos para educadores e coordenadores, fazer o acompanhamento e dar o apoio necessário para o desenvolvimento do Programa, através de uma rede de coordenadores.

Conclusão

A Bíblia nos convida a olharmos as crianças com respeito e dignidade, como pessoas que necessitam do amor de Jesus e, ao mesmo tempo, possam ser canais desse amor. Desenvolver ministérios com crianças implica em viver como Jesus viveu e assumir nossa responsabilidade de acolher, cuidar, educar, proteger a estes pequeninos, para que sejam abençoados e desenvolvam todo potencial dado por Deus.

Terezinha Candieiro
Coordenadora Geral do PEPE Internacional