Franz chegou ao nosso PEPE em 2023, aos 3 anos, para um período de início e adaptação ao grupo. No início das aulas, a missionária-educadora observou que o comportamento de Franz não era como o das outras crianças: ele não cumpria ordens, não respondia ao seu nome, irritava-se com qualquer coisa, demonstrava agressividade, não olhava nos olhos, não falava, isolava-se e tinha hipersensibilidade a ruídos. Tudo isso indicava um possível transtorno do espectro do autismo.
Por todos esses motivos, a missionária-educadora, que também é psicóloga e diretora, decidiu se reunir de forma multidisciplinar com a mãe para informá-la sobre a possível hipótese para seu filho. Da mesma forma, foram disponibilizados os contatos de instituições especializadas no caso, para que pudessem realizar uma avaliação do seu filho. Ao final, a mãe se sentiu encorajada e oramos por sua família. Os pais seguiram o conselho e decidiram fazer uma avaliação, e o resultado foi Autismo de 1º grau. Depois de todo esse processo, Franz começou a frequentar terapia particular.
Os pais, ao verem as grandes mudanças e todos os cuidados com o Franz, decidiram que ele ingressasse novamente no nosso PEPE. Depois de alguns meses, já vemos uma grande diferença: ele tem muitas habilidades cognitivas, conhece o alfabeto, reconhece vogais, reconhece números, aumentou o vocabulário, já se comunica melhor com todos e já está escrevendo o próprio nome.
Porém, nos últimos dois meses, a família passou por uma situação crítica que alterou o comportamento de Franz, o que nos traz novos desafios como PEPE para continuar trabalhando muito mais pelo seu bem-estar. A missionária-educadora também tem trabalhado com todo o grupo de alunos, conscientizando-os sobre como tratar o companheiro, respeitá-lo e ajudá-lo na integração. Deus tem abençoado muito o pequeno Franz e temos certeza de que Deus tem um propósito muito especial para sua vida e sua família.
“…E Jesus olhou para eles e disse-lhes: Aos homens isto é impossível; mas para Deus todas as coisas são possíveis…” Mateus 19:26
Mary Luz Fonseca
Coordenadora Nacional do PEPE BOLÍVIA