Etnia Aché paraguaia em destaque

As crianças dos PEPE’s na etnia Aché, no Paraguai, podem dizer: PEPE rupi cho urygatu emi cho kuareko Jesuriwa! (No PEPE sou feliz e aprendo de Jesus!). Isso porque elas têm sido cuidadas com muito amor pelos nossos missionários-educadores.

Em fevereiro deste ano, juntamente com a nossa coordenadora de área para a comunidade Aché, Rosalba de Fosterbol, realizamos um dos sonhos do PEPE Paraguai: o primeiro acampamento exclusivo para os PEPE’s que estão nas comunidades da etnia Aché. Durante 3 dias, nos reunimos com todos os 80 missionários-educadores e as 120 crianças da etnia Aché em um lindo lugar no estado de Itacurubí, da cordilheira.

Capacitamos os missionários-educadores com temas de suma importância como: nutrição, programa curricular, planejamento de aulas e desenvolvimento de projetos. Com as crianças brincamos, cantamos, ensinamos, comemos e nos divertimos muito. Além disso, recebemos a doação de livros de iniciação educacional para todas as 350 crianças das comunidades Aché por meio de uma parceria com a Alfalit. 

Outra grande bênção foi conseguir levar 25 crianças Achés e 15 adultos acompanhantes para participar da noite missionária da 103ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, em Foz do Iguaçu. Como eles moram na selva, não foi uma tarefa fácil levá-los, mas valeu todo o esforço ao ver a alegria das crianças cantando e participando de algo tão grande. 

A equipe da JMM recebeu as crianças com muito carinho. Elas disseram que estavam felizes por serem abraçadas pelo Pr. João Marcos, Pr. Alexandre e os demais líderes que ali estavam. Foi uma experiência inesquecível e impactante para elas, pois foi a primeira vez que a maioria delas saiu das aldeias. As crianças disseram: agora somos internacionais!!! 

Além da etnia Aché, trabalhamos com outras dois, os Guaranis e os Makás, e desejamos poder realizar acampamentos com os PEPE’s dessas regiões.  Ore pelas crianças das etnias paraguaias que estão sendo alcançadas através do PEPE, pelos missionários-educadores e a equipe de coordenação.  Ainda temos muito o que fazer para completar a missão entre as crianças indígenas! 

Pr. Javier Galarza – coordenador nacional PEPE Paraguai

Edição de texto – Carmen Ligia