Na América Central existe um lindo país, com quase 7 milhões de habitantes, onde temos uma equipe de 38 missionários-educadores que estão na linha de frente trabalhando com 466 crianças nas 17 unidades do PEPE espalhadas pelo país. Estamos passando por uma etapa de desafios, mas ao mesmo tempo Deus tem abençoado o Programa, porque, através do Ministério da Educação, cada criança recebe uma mochila com materiais escolares e estão sendo beneficiadas com a merenda escolar. Para preparar o alimento fazemos uma escala entre as mães para que elas mesmas cozinhem e, assim, participem do ministério.
Andrea Galán é a diretora do primeiro PEPE implantado na Nicarágua, e está celebrando os 10 anos de funcionamento na Igreja Batista da Ressurreição. Durante esse tempo ela tem trabalhado voluntariamente na direção do PEPE durante as tardes, e nas manhãs é professora em uma escola particular. Ela disse que o PEPE foi a resposta de Deus para as suas orações porque sempre sonhou em ter uma escola na Igreja para atender as crianças da comunidade que tem famílias de baixíssimos recursos econômicos. Assim que o PEPE foi apresentado em 2013, ela imediatamente promoveu e incentivou a igreja a aceitar o desafio. O caminho não foi fácil, disse Andrea, houve dificuldades, derramei lágrimas, porém, o esforço para servir a comunidade, e levar às crianças o amor de Deus e sua Palavra não é em vão. Nos 10 anos de funcionamento, já se formaram mais de 150 crianças, bem preparadas para ingressar no ensino primário. O prestígio do PEPE na comunidade é muito bom, todos os anos as expectativas de matrículas são superadas. Este ano o PEPE já funciona com três turmas, num total de 59 crianças, assistidas por 5 missionários-educadores.
Oscarling Palacios, tem hoje 21 anos e é a missionária-educadora do PEPE da Igreja Batista Rios de Água Viva, localizada em uma área rural do sul da Nicarágua, chamada Ochomogo. Ela aceitou o desafio de ensinar as crianças no PEPE e disse: Ensinar as histórias bíblicas e a falar com Deus, é investir no amanhã dessas crianças; trabalhar com as crianças é a sua maior felicidade e realização pessoal tanto na sua vida espiritual como profissional. Ela ama ensinar no PEPE e sentiu a necessidade de se preparar mais ingressando este ano no curso de magistério em sua cidade.
O senhor Ledys estava desesperado precisando de um trabalho para sustentar a sua família. Caminhando pelo bairro, passou em frente à igreja onde funciona o PEPE Peniel, na cidade de Sébaco e tomou coragem para entrar e perguntar se precisavam de um vigia. Foi contratado e ao ver toda a movimentação das crianças, perguntou como funcionava o PEPE e se podia matricular a sua filha. De imediato a pequena Génesis foi aceita e começou a estudar. Ledys e a sua companheira, Emília, começaram a participar das classes bíblicas e logo aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador. Foram discipulados, se casaram e já se batizaram. O PEPE tem feito a diferença na vida da criança e de sua família.
Estamos trabalhando para completar a missão com as crianças nicaraguenses e dependemos totalmente das suas orações e ofertas! Juntos em oração e ação, com coragem, persistência e amor vamos completar a missão que Jesus nos deixou!
Lizeth Detrinidad – coordenadora nacional do PEPE Nicarágua