Saber que tudo tem o tempo de Deus nos ajuda a perseverar para alcançar nossos objetivos no PEPE. Por dez anos perseveramos clamando ao Senhor para entrar a Belize, e hoje podemos dizer com alegria que: O PEPE chegou a Belize!
Foram muitas as tentativas ao longo de uma década. Mas foi em novembro de 2023, através do contato com o irmão Darío Bá, professor do Seminário Teológico Batista Belize, que pude apresentar o PEPE a um grupo de 14 pastores em uma reunião de zoom. O interesse em conhecer melhor o PEPE foi grande e então combinamos de fazer uma visita. Assim, de 9 a 19 de janeiro de 2024 tive a alegria de chegar e compartilhar com meus novos irmãos de Belize.
Assinamos o convênio com a Associação Batista do Sul de Belize e, com o apoio do Pastor Eustáquio Pop, estivemos visitando igrejas e apresentando o desafio do PEPE. Como resultado, 5 igrejas foram capacitadas, 14 missionários-educadores foram preparados e certificados e mais de 100 crianças e suas famílias serão beneficiadas. Tive a alegria de participar da inauguração de cada unidade, que, para além da área educacional, também levará Jesus Cristo.
Hospitalidade, bondade, generosidade, unidade, confiabilidade são palavras com as quais descrevo o povo de Deus em Belize. Encontrei pessoas felizes e ao mesmo tempo, valentes. Apesar do custo de vida alto, todos trabalham duro para sustentar suas famílias. Fui muito bem recebida e cuidada pela minha nova família cristã, que hoje faz parte do PEPE. Conhecer a cultura e louvar a Deus em diferentes idiomas (Kekchi, Mopán, Inglês, Espanhol), mas em um só Espírito, foi um grande refrigério espiritual. Igualmente, compartilhar as músicas do PEPE com as crianças de Belize e ver a alegria de Jesus refletida em seus rostos foi uma experiência gratificante.
Belize é um pequeno país localizado na costa caribenha do norte da América Central com uma população de 442 mil habitantes. O inglês é a língua oficial, mas uma grande parte da população também fala o crioulo belizenho. Há também a presença do maia e de outras línguas europeias, como o espanhol, falado no norte do país.
Segundo estatísticas, 20% das crianças tem ou tiveram envolvimento com gangues, e outros 10% correm um alto risco de se envolverem devido a influência da família, amigos e ou comunidade local. O problema das gangues está intimamente ligado à questão do trabalho infantil, especialmente nas suas formas extremas, como a prostituição infantil e o tráfico de crianças. Existem fatores de risco específicos para a saúde das crianças derivados da pobreza extrema no país.
Os pastores, missionários-educadores, líderes e pais expressaram sua aceitação do projeto PEPE como resposta às suas orações a Deus, uma vez que não possuíam um currículo para ensinar crianças em suas igrejas. Ore para que possamos continuar arrecadando recursos para apoiar esses novos 5 PEPE’s de Belize. Ore também pelos 14 missionários-educadores e por cada pastor, para que o amor pelas crianças continue crescendo cada dia mais.
Verónica Torrento – Coordenação dos países de língua inglesa das Américas
Por: Carmen Lígia – Direção Continental PEPE Américas