Em 1 Joao 3:18 lemos: “Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente e mostrar isso pelas nossas ações.” São palavras que nos impactam e animam a um cuidado integral das 332 crianças que Deus tem enviado aos PEPE’s da nossa ilha, a República Dominicana. Elas precisam do nosso amor, mas, também, que atuemos para ajudar em tudo o que precisam. Isso é amor em ação!
Para conhecer a realidade das crianças quando não estão no PEPE, foi criado o PEPE VAI, sigla para Visita de Apoio Infantil, que leva o Missionário-educador e a igreja a conhecer as necessidades das crianças e suas famílias para poderem ajudá-las.
Um dia, Marina, pepita de um dos nossos PEPE’s, chegou acompanhada da sua irmã mais velha, a Missionária-educadora ao recebê-la na porta, e sentir um forte cheiro de urina, perguntou para a irmã qual era a razão. A irmã então contou que a pequena tinha urinado à noite enquanto dormiam no papelão. A missionária-educadora surpresa pergunta novamente: Em um papelão? Ao que ela afirmou com um triste olhar.
Isto preocupou muito a missionária-educadora, a tal ponto que ela foi levada a fazer uma visita através do PEPE VAI para confirmar a situação. A família era imigrante e não abria as portas para que sua situação não fosse percebida na comunidade.
Imediatamente, a missionária do PEPE contatou seu pastor para encontrar uma solução e eles conseguiram um colchão novo para a família. O carinho da igreja e os cuidados da missionária do PEPE ficarão gravados em seu coração para sempre. Aquela pequena menina, que já se formou no ano passado, mesmo após sair do PEPE e continuar seus estudos em outra instituição, continua vendo sua querida missionária-educadora com olhos de esperança e gratidão.
PEPE é isso, é amor em ação! Continuaremos trabalhando para que muitas outras crianças na nossa ilha possam receber amor em ação através do PEPE!
Pr. Daniel Cordero – coordenador nacional do PEPE da República Dominicana
Carmen Ligia – edição de texto