Recentemente, em viagem de campo à Guiné Bissau com o desafio de dar início ao processo de implementação dos Projetos Complementares do PEPE, que compreendem o Projeto de Saúde, o Projeto de Nutrição e o Projeto Odontológico (POPE), tive a oportunidade ímpar de conhecer mais de perto a realidade socioeconômica do país e acompanhar o trabalho que vem sendo realizado pelo PEPE local. A Guiné Bissau, segundo a ONU, compõe, hoje, a lista de um dos 10 países mais pobres do mundo e economicamente frágeis. O país tem enfrentando um histórico de instabilidade política e institucional que agrava ainda mais esta realidade.
Diante da escassez que não se resume às dificuldades econômicas nem ao restrito acesso a saúde e a educação, mas também a uma escassez afetiva e de cuidados essenciais, o que se observa são crianças expostas a um quadro de abandono físico, emocional e espiritual.
O PEPE, porém, enquanto programa socioeducativo, olha para a criança de forma holística, tendo a visão e a responsabilidade de ser um programa de referência na promoção do desenvolvimento integral da criança.
Hoje, o PEPE de Guiné Bissau conta com 19 unidade espalhadas nas regiões norte, leste, capital e nas ilhas e atende mais de 480 crianças. Pensando em cada uma delas de forma integral temos desenvolvido ações que não se limitam estritamente ao campo educacional, mas também vão de encontro às necessidades físicas, emocionais e espirituais das crianças.
Foi pensando em tudo isso que os primeiros passos para a implementação dos Projetos Complementares do PEPE foram dados através da formação de 44 Missionários Educadores (ME), coordenadores e colaboradores do Programa a fim de capacitá-los e prepará-los para desenvolver esses projetos onde quer que existam unidades de PEPE implantadas na região.
Deus sempre tem caminhos e pensamos maiores e melhores do que os nossos, e não foi diferente com os caminhos que imaginamos para a implementação destes projetos complementares aqui em Guiné Bissau. Através destes projetos Deus tem nos oferecido oportunidades que podem mudar completamente o quadro de bem-estar físico e nutricional das crianças do PEPE em Guiné Bissau.
Tivemos a oportunidade de efetuar contato com o Núcleo de Nutrição do Ministério da Saúde local e receber apoio deste órgão, estabelecendo uma parceria com o mesmo no desenvolvimento das ações de combate à desnutrição infantil. Uma outra parceria foi firmada com uma clínica cristã, a ONG Mundo a Sorrir, que oferecerá às crianças do PEPE e suas famílias atendimento médico e odontológico, além de ações preventivas no âmbito da saúde bucal. Contar com uma assistência médica e odontológica, além do apoio do Ministério da Saúde local no fornecimento de vitaminas, suplementos alimentares e outros diferentes recursos e matérias de trabalho nos faz não apenas dar um passo em direção à implementação dos projetos, mas um verdadeiro salto com relação às possibilidades de mudança no quadro geral de saúde e de nutrição das crianças acolhidas pelo PEPE.
Te desafio a continuar orando por este ministério, pela vida das crianças do PEPE de Guiné Bissau e pela implantação destes novos projetos no PEPE.
Que a graça do Senhor continue a dirigir nossas ações e a nos capacitar com sabedoria para que possamos trabalhar com excelência em prol do avanço do Reino.
Lia Coutinho Lemos
Coordenação de Projetos Complementares – África Ocidental 1