Trabalho voluntário no PEPE Argentino

Uma das preocupações no PEPE é que a criança receba os cuidados corretos para que cresça com uma boa saúde. Para isso, procuramos estratégias para ajudar as famílias com o levantamento de recursos financeiros para que as crianças tenham uma boa alimentação em suas casas.  Organizamos hortas comunitárias, ensinamos a fazerem filtros de água, a cuidar do meio ambiente reciclando, a fazerem usos corretos dos alimentos encontrados nos diferentes países onde estamos presentes etc. 

A nossa coordenadora nacional do PEPE na Argentina, Graciela Alencastro, vendo essa necessidade, convocou voluntárias das igrejas e organizou aulas teóricas e práticas de corte/costura e pastelaria, com as mães das crianças. As mães foram convocadas, matriculadas e, assim, as classes foram realizadas nas sextas-feiras dos meses de junho, julho e agosto.  O grupo foi se fortalecendo com uma forte comunhão e a presença de Deus sentida através do tempo de estudo. 

Para as aulas de costura, três professoras voluntárias ensinam com muito amor e paciência a confeccionarem blusas, vestidos, shorts etc. O objetivo é que elas possam adquirir ferramentas úteis para suas vidas, ao mesmo tempo, em que podem vender o que estão produzindo para comprar alimentos para as suas famílias. 

Os pais de uma ex-aluna do PEPE, que hoje está na universidade, possuem um molinho de farinha e doaram dois sacos de farinha de trigo, com 50 kg.  As classes de pastelaria foram realizadas todos as sextas-feiras dos meses de junho, julho e agosto, trazendo um resultado muito bom tanto para alimentação das crianças com deliciosos bolos e pães, como também para venda e levantamento de recursos para as famílias. 

Como resultado dessas classes, várias mães se converteram ao Senhor Jesus e já foram batizadas, fazendo parte da igreja do PEPE, juntamente com os seus filhos.  

Cada criança merece receber o cuidado integral não somente quando está no PEPE, como também quando está em sua casa, por isso, necessitamos buscar estratégias para ajudar suas famílias.

Carmen Lígia
Coordenadora PEPE Américas

Publicações relacionadas