Sonhamos, planejamos, compartilhamos, levantamos recursos e Deus vai abrindo as portas e nos mostrando o caminho a seguir para levar o PEPE para as crianças da etnia Mbya-Guarani de Santa Ana Miní, na Argentina. Chegamos até elas, em um primeiro contato, celebrando o Dia das Crianças entregando doces, bolas e uma linda história bíblica a cada uma das crianças.
Os Mbya-Guarani vivem em várias aldeias distribuídas em vasta região, abrangendo regiões do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e do Brasil, constituindo-se o mar seu limite terreno. O nome Mbya pode ser traduzido como “muita gente num só lugar” (Dooley, 1982).
Com a recomendação do missionário Evaldo Fidler, capacitamos duas irmãs para que fossem as primeiras Missionárias-Educadoras na comunidade: Ana, que é a esposa do cacique Juan, e Maira. Que alegria ver como Deus vai despertando seus filhos para serem missionários para levar Jesus a todas as crianças!
Na segunda visita que realizamos a esta comunidade, levamos os kits do POPE, programa de odontologia, e ensinamos sobre o correto cuidado bucal. Depois de uma explicação muito didática, cada criança escovou os dentes como tinha acabado de aprender e levou o kit completo para continuar com o cuidado dental diariamente em suas casas. Tudo está organizado e em breve daremos início oficial do PEPE.
Essas crianças também precisam ser amadas, cuidadas, ensinadas e guiadas nos caminhos de Jesus. Elas também precisam do PEPE! Continuemos juntos em oração para que pronto possamos celebrar a abertura da primeira unidade Mbya Guarani!
Graciela Alencastro – Coordenadora PEPE Argentina
Revisado de texto – Carmen Ligia