Indígenas Achés batizados no PEPE Paraguai

Os Aché são uma comunidade indígena paraguaia. Aché significa “pessoa verdadeira”. Vivem da caça e da pesca e um dos alimentos mais consumidos entre eles é o amido de palma e o mel.  O idioma falado entre eles é o guarani.  Se você quiser dizer às crianças do PEPE Aché que Deus as ama, é muito fácil: ¡Ñandeyara nde raiju!

No domingo, dia 5 de fevereiro de 2023, após o culto especial realizado na Comunidade Aché, de Puerto Barra de Alto Paraná – Paraguai, 34 pessoas entre jovens e adolescentes, foram batizadas no rio Ñacunday, que margeia esta comunidade Guarani Aché onde temos o projeto PEPE, alcançando muitas crianças e suas famílias. 

Já desde muitos anos, o PEPE tem sido um referencial nessa comunidade não somente ajudando crianças a ter uma base de estudos na idade pré-escolar, como também mostrando o verdadeiro salvador que traz alegria e paz a elas e suas famílias. 

Hoje podemos contemplar adolescentes e jovens que foram alcançados sendo batizados e firmes na igreja. Os missionários-educadores e o pastor são da mesma etnia trabalhando juntos no PEPE e na igreja Batista da comunidade local na zona administrada por eles mesmos.

O PEPE tem transformado o modo de vida desta comunidade indígena ao ponto que os pais estão comprometidos e insistem que todas as crianças nativas devem estudar no PEPE. Aprendendo e louvando a Deus no seu próprio idioma.  Esse é o nosso Deus que continua transformando vidas nos PEPE’s e escrevendo novas histórias que seguirão por gerações! 

Rosa Piguisi – missionária-educadora

Pr. Javier Gallarza – coordenador nacional do PEPE Paraguai

Publicações relacionadas