Entre os dias 11 a 18 de setembro, estivemos em Ouagadougou, capital do Burkina Faso (terra dos homens íntegros) para fazer o lançamento oficial do PEPE no país. Depois de anos de oração, suor, lágrimas, reuniões, treinamentos, etc, esse foi o cumprimento de um processo que começou em 2018, quando iniciamos os contatos com organizações do país.
Burkina Faso é um país localizado na região Oeste da África, com uma população acentuadamente jovem, 45% da população tem menos de 14 anos segundo dados do Banco Mundial. O país faz fronteira com Mali, Niger, Benim, Togo, Gana e Costa do Marfim. Atualmente Burkina vive uma crise de segurança considerável por conta de atos terroristas e disputas internas, a região Norte do país é a mais afetada pela insegurança com cidades inteiras dominadas por grupos armados. É exatamente nesse contexto que o Senhor está nos permitindo iniciar o trabalho do PEPE em Burkina esse ano de 2022.
E o começo do PEPE em Burkina Faso não poderia ser mais especial e abençoador como foi. Pela primeira vez um país inicia o PEPE com mais de uma unidade, em Burkina foram 11 novas unidades, com mais de 200 crianças beneficiadas. Tivemos a participação de autoridades civis e eclesiásticas, mas também de irmãos vindos das mais diferentes regiões do país. Alguns desses irmãos viajaram centenas de quilômetros, colocaram em risco a sua própria vida para participar da formação, fomos muito encorajados com o testemunho deles. Visitamos alguns locais onde irão funcionar as novas unidades do PEPE Burkina e ficamos tocados com o que vimos. Mesmo estando na capital e entorno, é possívelo observar muitas comunidades com grandes necessidades, a maioria das casas é de barro, não tem água encanada, sem banheiro, esgoto a céu aberto, sem tratamento de lixo, etc. Mas o que me tocou mais profundamente foi o número de crianças na rua pedindo esmolas, os deslocados da guerra como são chamados, expostas a todo tipo de violência e sem acesso a recursos básicos para seu desenvolvimento, aquelas crianças são as vítimas mais frágeis da situação aviltante no país. Apesar dessas situações desfavoráveis, os irmãos não mediram esforços para nos receber com muito amor e carinho.
Ore pelos educadores e o coordenador nacional, Pr. Bélem Casimir, que o Senhor lhes dê graça e sabedoria para acolher e trabalhar com cada criança, mesmo em circunstâncias difíceis. Ore pelas crianças que vamos receber no PEPE Burkina, serão mais de 200 crianças, vindas desse contexto de guerra traumatizante, que o amor de Jesus através da vida dos Missionários-Educadores opere cura profunda nas feridas e marcas que essas crianças carregam no emocional, físico e espiritual. Ore para que o Senhor continue guiando os próximos passos do desenvolvimento do PEPE em Burkina, que Ele envie os recursos necessários para podermos alcançar mais crianças.
Muito obrigado por você nos ajudar a chegar nesse novo país e poder alcançar mais crianças e suas famílias com o amor de Jesus. Que o Senhor abençoe você e toda sua família.
Fraternalmente em Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Pr. Fernando dos Santos
Coordenador Regional do PEPE África do Oeste 2