“Essa abóbora está deliciosa!” Ouvir as crianças dizendo isso ao comer um grande pedaço de abóbora, é o sonho de muitas mães. No PEPE de El Salvador as crianças estão aprendendo a comer o que elas mesmas estão cultivando.
As situações do dia-a-dia ajudam as crianças a construir a aprendizagem no trabalho colaborativo, pois põem em prática o que aprendem entrando em situações reais do ofício ou profissão, ajudando-as a refletir para definir muito bem os objetivos propostos. Devido a isso, e à importância de uma boa alimentação para que cresçam saudáveis e fortes, no mundo de hoje, onde os alimentos são processados química e escassamente, no PEPE estão sendo realizadas hortas escolares.
Cada criança participa desta atividade dirigida por seus Missionários-Educadores que, na área verde da unidade, lhes atribuem pedaços de terra em pequenos grupos para que possam desenvolver valores de pertencimento, associação, trabalho em equipe e aprender o valor de cuidar da terra cultivando seus próprios vegetais.
Essas hortaliças são utilizadas tanto para consumo na unidade como uma alimentação adicional para levar para casa. Estão plantando e colhendo: pepinos, rabanetes e abóboras, utilizando técnicas muito eficazes em pequenos espaços, como a construção de redes artesanais para que as touceiras de plantas que se espalham muito o façam verticalmente.
É uma atividade essencial para desenvolvimento das crianças e promoção do desenvolvimento comunitário. A partir dessas técnicas e situações de aprendizagem, as crianças estão colocando-as em prática em suas casas, criando suas hortas familiares. Aproveitando essa temporada de chuva.
Um bom ensino se realiza não somente dentro de uma sala, mas também colocando a mão na terra. Comer o que foi plantado por elas mesmas tem feito uma grande diferença na vida das crianças do PEPE de El Salvador.
Continue ofertando e orando pelo PEPE!
Veronica Torrento – Coordenadora PEPE El Salvador
Revisão de texto – Carmen Ligia